SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Para um ensino de Física afrocentrado no currículo do Ensino Médio Integrado de um Instituto FederalDa marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SOUSA, Kasandra Conceição Castro de  e  AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218352.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18352.035.

Neste artigo, fez-se uma revisão teórica dos conceitos de ideologia, utopia e mito. O objetivo foi identificar esses fenômenos culturais nos discursos que têm orientado a Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira (PEEIB) ao longo da história e o papel desempenhado. O problema proposto foi: O que é ideologia e o que é utopia nos discursos científicos que orientam a PEEIB? Qual o lugar que o mito ocupa hoje e pode vir a ocupar nesse cenário? Com base em pesquisa bibliográfica e documental, identificaram-se dois discursos que assumiram o protagonismo na orientação da PEEIB ao longo da sua história. Concluiu-se que um é ideológico e outro é utópico, enquanto o mito precisa ser divulgado à sociedade não-indígena para que a PEEIB fomente intercâmbios culturais.

Palavras-chave : Ideologia e utopia; Mito; Política indigenista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )