SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Mith, ideology and utopia in the Brazilian indigenist schooling education policyEthnic-racial thinking: scientific knowledge, legal norms and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CAETANO, Janaína Oliveira; GOMES, Suzete Araujo Oliveira  and  CASTRO, Helena Carla. Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218418.  Epub Mar 10, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18418.025.

O papel da literatura infantojuvenil na construção identitária das crianças negras e no estabelecimento de relações étnico-raciais positivas ainda necessita de discussão e de reconhecimento. Para tanto, este artigo objetivou promover algumas considerações sobre a autoria negra e a caracterização dos personagens negros em obras literárias. Destacaram-se nele Zum Zum Zumbiiiiiiii e Olelê: uma antiga cantiga da África como narrativas potentes para a inclusão da diversidade. O estudo assentou-se na pesquisa bibliográfica, nas normas educacionais, na afrocentricidade (ASANTE, 2009) e nos valores civilizatórios afro-brasileiros (TRINDADE, 2010). Diante do que foi analisado, verificou-se a relevância da literatura infantojuvenil de temática negra na ampliação da percepção de mundo das crianças, no respeito às diferenças, na valorização da história da população negra e na identificação racial.

Keywords : Identidade racial; Autoria negra; Temática negra.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )