SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista BrasileiraO pensamento étnico-racial: o saber científico, as normas legais e a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CAETANO, Janaína Oliveira; GOMES, Suzete Araujo Oliveira  e  CASTRO, Helena Carla. Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218418.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18418.025.

O papel da literatura infantojuvenil na construção identitária das crianças negras e no estabelecimento de relações étnico-raciais positivas ainda necessita de discussão e de reconhecimento. Para tanto, este artigo objetivou promover algumas considerações sobre a autoria negra e a caracterização dos personagens negros em obras literárias. Destacaram-se nele Zum Zum Zumbiiiiiiii e Olelê: uma antiga cantiga da África como narrativas potentes para a inclusão da diversidade. O estudo assentou-se na pesquisa bibliográfica, nas normas educacionais, na afrocentricidade (ASANTE, 2009) e nos valores civilizatórios afro-brasileiros (TRINDADE, 2010). Diante do que foi analisado, verificou-se a relevância da literatura infantojuvenil de temática negra na ampliação da percepção de mundo das crianças, no respeito às diferenças, na valorização da história da população negra e na identificação racial.

Palavras-chave : Identidade racial; Autoria negra; Temática negra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )