SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Ethnic-racial thinking: scientific knowledge, legal norms and educationHealth education of the black population in the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RODRIGUES, Cíntia Régia  and  FABRICIO, Edison Lucas. “Eu não sei se posso dizer que não sou racista”: narrativas discentes sobre história da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Superior. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219330.  Epub Mar 10, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19330.034.

O objetivo deste estudo é analisar narrativas elaboradas por acadêmicos de diversos cursos da Universidade Regional de Blumenau sobre o tema da diversidade étnico-racial, a partir da disciplina “História da cultura afro-brasileira e indígena” e de como esta se insere na conjuntura e nas singularidades experimentadas pela sociedade em questão, a do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Este trabalho ancora-se nos debates acerca da construção de narrativas, a partir de Paul Ricoeur, com o círculo hermenêutico, e de Jörn Rüsen, sobre a noção de aprendizagem histórica. As fontes advêm de um questionário distribuído aos estudantes no primeiro e segundo semestre acadêmico de 2020. Em relação aos resultados, este estudo constatou uma importante reelaboração discursiva sobre a história indígena e afro-brasileira e um reconhecimento das singularidades identitárias, dos contextos de negação de direitos e dos processos históricos de exclusão.

Keywords : História da cultura afro-brasileira e indígena; Narrativas; Aprendizagem histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )