SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17“Eu não sei se posso dizer que não sou racista”: narrativas discentes sobre história da cultura afro-brasileira e indígena na Educação SuperiorAs cotas raciais como um mecanismo de visibilidade e valorização social da população negra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FERREIRA, Adicéa de Souza. Educação em saúde da população negra na Estratégia Saúde da Família. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219336.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19336.033.

O presente artigo tem como proposta contextualizar a educação em saúde da população negra na Estratégia Saúde da Família quanto aos seus limites e às suas possibilidades. Visto que essa população se constrói e se reconstrói perante a sociedade, na qual o racismo predomina de uma forma marcante, em que existem territórios nos quais vidas negras acontecem, desde a escravidão e mesmo com a abolição da escravatura, o racismo prevalece. Contudo, surgiram alguns movimentos de lutas a favor da igualdade e das políticas de saúde que colaboram para a equidade da população negra. A educação em saúde dentro da Estratégia Saúde da Família contribui para o autocuidado da população negra que, na maioria das vezes, se encontra invisível.

Palavras-chave : Estratéga Saúde da Família; Educação em saúde; População negra; Racismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )