SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Racial quotas as a mechanism of visibility and social valuation of the black populationRepresentativeness, visibility and vocality: notes on whiteness and academic production in scientific events in times of remote education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LIMA, Kelly Cristina Soares; PLASTER, Josiane Arnholz  and  SCHUTZ-FOERSTE, Gerda M.. A atualidade de Paulo Freire no “grito” sufocado dos oprimidos. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219386.  Epub Mar 10, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19386.031.

Este estudo problematiza as relações opressivas da escravidão que perduram e estimulam a violência, instituindo o racismo estrutural no Brasil. A metáfora do “grito” orienta a tese defendida de que a palavra produzida no diálogo libertador promove a libertação (FREIRE, 1980). Como metodologia, o artigo pauta-se na pesquisa bibliográfica em obras de Almeida (2019), Freire (1980, 1987, 1993, 2002), Freyre (2003), Gomes (2019), Hooks (2017), Munanga (2005), Nascimento (2016), Schwarcz (2019), entre outros. Esta pesquisa infere que a educação dialógca potencializa as lutas dos oprimidos fomentando a práxis educativa freiriana como possibilidade de superação gradual do racismo estrutural. Destaca, ainda, a necessidade de ampliar-se o debate sobre racialidade nas formações iniciais e continuadas de professores, de modo a incentivar a “conscientização” e o “Ser mais” (FREIRE, 1980, 1987).

Keywords : Racismo estrutural; Educação; Libertação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )