SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Las cuotas raciales como mecanismo de visibilidad y valorización social de la población negraRepresentatividad, visibilidad y vocalidad: apuntes sobre blancura y producción académica en eventos científicos en tiempos de educación remota índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LIMA, Kelly Cristina Soares; PLASTER, Josiane Arnholz  y  SCHUTZ-FOERSTE, Gerda M.. A atualidade de Paulo Freire no “grito” sufocado dos oprimidos. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219386.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19386.031.

Este estudo problematiza as relações opressivas da escravidão que perduram e estimulam a violência, instituindo o racismo estrutural no Brasil. A metáfora do “grito” orienta a tese defendida de que a palavra produzida no diálogo libertador promove a libertação (FREIRE, 1980). Como metodologia, o artigo pauta-se na pesquisa bibliográfica em obras de Almeida (2019), Freire (1980, 1987, 1993, 2002), Freyre (2003), Gomes (2019), Hooks (2017), Munanga (2005), Nascimento (2016), Schwarcz (2019), entre outros. Esta pesquisa infere que a educação dialógca potencializa as lutas dos oprimidos fomentando a práxis educativa freiriana como possibilidade de superação gradual do racismo estrutural. Destaca, ainda, a necessidade de ampliar-se o debate sobre racialidade nas formações iniciais e continuadas de professores, de modo a incentivar a “conscientização” e o “Ser mais” (FREIRE, 1980, 1987).

Palabras clave : Racismo estrutural; Educação; Libertação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )