SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Representativeness, visibility and vocality: notes on whiteness and academic production in scientific events in times of remote educationInterculturality: experiences and challenges in/of University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVA, Giovanna Santos da  and  MARTINS, Edna. Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219451.  Epub Mar 10, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19451.026.

Tendo como foco as relações étnico-raciais na escola e na família, o objetivo deste estudo foi compreender como ocorrem as práticas educativas de professores e de famílias nos processos de socialização e de formação de identidades de crianças negras. Partindo de pesquisa qualitativa, fundamentada no enfoque histórico-cultural, a metodologia consistiu na análise de entrevistas individuais com professoras negras e brancas e famílias de crianças negras dos anos iniciais de educação. A análise dos dados permitiu concluir que a discriminação racial acarreta graves impactos na autoestima e no desempenho escolar de estudantes negros, criando impasses para uma identidade étnico-racial positiva. Ademais, verificou-se a importância de ações e de práticas educativas por parte das famílias e da escola, como o estabelecimento de diálogos sobre a temática étnico-racial e a busca de referências negras para a educação de crianças em fase escolar.

Keywords : Família-escola; Relações étnico-raciais; Práticas educativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )