SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remotaInterculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Giovanna Santos da  e  MARTINS, Edna. Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219451.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19451.026.

Tendo como foco as relações étnico-raciais na escola e na família, o objetivo deste estudo foi compreender como ocorrem as práticas educativas de professores e de famílias nos processos de socialização e de formação de identidades de crianças negras. Partindo de pesquisa qualitativa, fundamentada no enfoque histórico-cultural, a metodologia consistiu na análise de entrevistas individuais com professoras negras e brancas e famílias de crianças negras dos anos iniciais de educação. A análise dos dados permitiu concluir que a discriminação racial acarreta graves impactos na autoestima e no desempenho escolar de estudantes negros, criando impasses para uma identidade étnico-racial positiva. Ademais, verificou-se a importância de ações e de práticas educativas por parte das famílias e da escola, como o estabelecimento de diálogos sobre a temática étnico-racial e a busca de referências negras para a educação de crianças em fase escolar.

Palavras-chave : Família-escola; Relações étnico-raciais; Práticas educativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )