SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Educational practices of teachers and families in the process of building the identity of the black childrenRacial quotas at the university: a case study on access to Higher Education in a Federal Institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BOACIK, Daniela; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize  and  PELOSO, Franciele Clara. Interculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18528.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18528.053.

A internacionalização é um tema que passou a ocupar a agenda nos últimos 20 anos, tanto de pesquisadores/as, organismos internacionais e governos como da gestão de instituições. Assim sendo, o objetivo proposto, neste artigo, foi analisar as categorias de pensar e de operar a interculturalidade, a partir da sociogênese constitutiva do projeto da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA) e de experiências de servidores/as dessa Universidade, bem como compreender a internacionalização da Educação Superior no contexto da modernidade/colonialidade ocidental. A perspectiva decolonial trouxe bases epistêmicas necessárias à construção da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa exploratória e da análise documental. Os principais resultados demonstram que a interculturalidade é parte da missão da Universidade, construída com base em um projeto distinto da maioria das Universidades brasileiras. Além disso, a inclusão é parte de seu projeto constitutivo e procura desenvolver ações e iniciativas voltadas à interculturalidade, potencializando saberes não hegemônicos.

Keywords : UNILA; Internacionalização; Decolonialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )