SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Interculturalidade: experiências e desafios da/na Universidade“Eu era tudo aquilo que não desejavam para uma professora”: docência negra e lésbica na Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SAVI, Claudinéia Lucion; BERNARTT, Maria de Lourdes  e  MELLO, Nilvania Aparecida de. Cotas raciais na Universidade: estudo de caso sobre o acesso à Educação Superior em uma Instituição Federal. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18749.  Epub 24-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18749.057.

Neste texto, objetiva-se refletir sobre o processo de implantação da Lei Nº 12.711/2012, a qual dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, especialmente no campus Pato Branco, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para isso, recorre-se à revisão, à análise documental e às produções acadêmicas sobre as categorias elencadas para este estudo: “Direitos Humanos”, “Política de Cotas Raciais” e “Ações Afirmativas”, mediante análise qualitativa. Os resultados demonstram que a efetivação da referida lei assegurou o acesso aos cursos superiores, mas não necessariamente a permanência dos estudantes na Educação Superior. Conclui-se que não se obteve a plena eficácia legal, pois assegurar apenas o acesso à Educação Superior, sem as demais garantias à permanência digna dos estudantes cotistas, à luz dos dados obtidos, não parece ser efetivo.

Palavras-chave : Ações afirmativas; Lei das Cotas; UTFPR.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )