SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17“I was all that they did not want from a teacher”: black and lesbian teaching in Basic EducationDiaspora Literacy and the Education of Ethnic-Racial Relations: theoretical-methodological approximations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CORREA, Beatriz da Silva  and  SIQUELLI, Sônia Aparecida. O racismo como condição para pensar a ética das relações étnico-raciais na Educação Básica. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19340.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19340.044.

Este artigo tem como objeto o racismo gerado pela exclusão e objetiva desenvolver uma reflexão sobre a formação ética acerca da educação das relações étnico-raciais na educação escolar, sob o argumento do que dizem as investigações científicas quanto ao nível de conscientização acerca do preconceito, da violência e da discriminação na Educação Básica. Metodologicamente, foi realizado um estudo dos conceitos de crise, de pluralidade e de autoridade, de Hannah Arendt, e de raça, de racismo, de identidade e de etnia, de Kabengele Munanga, por meio de um levantamento em fontes de pesquisa de Mestrado e de Doutorado. A análise do material mostrou a possibilidade de forjar práticas pedagógicas éticas que contribuam para desenvolver a convivência social, para combater o racismo e para instaurar a democracia, eliminando os preconceitos e a discriminação racial.

Keywords : Racismo; Formação ética; Relações étnico-raciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )