SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17“Yo era todo lo que no deseaban de maestra”: docencia negra y lesbiana en la Educación BásicaEl Alfabetismo de la Diáspora y la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales: aproximaciones teórico-metodológicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CORREA, Beatriz da Silva  y  SIQUELLI, Sônia Aparecida. O racismo como condição para pensar a ética das relações étnico-raciais na Educação Básica. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19340.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19340.044.

Este artigo tem como objeto o racismo gerado pela exclusão e objetiva desenvolver uma reflexão sobre a formação ética acerca da educação das relações étnico-raciais na educação escolar, sob o argumento do que dizem as investigações científicas quanto ao nível de conscientização acerca do preconceito, da violência e da discriminação na Educação Básica. Metodologicamente, foi realizado um estudo dos conceitos de crise, de pluralidade e de autoridade, de Hannah Arendt, e de raça, de racismo, de identidade e de etnia, de Kabengele Munanga, por meio de um levantamento em fontes de pesquisa de Mestrado e de Doutorado. A análise do material mostrou a possibilidade de forjar práticas pedagógicas éticas que contribuam para desenvolver a convivência social, para combater o racismo e para instaurar a democracia, eliminando os preconceitos e a discriminação racial.

Palabras clave : Racismo; Formação ética; Relações étnico-raciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )