SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17La cuestión racial entre tratos y retratos: leyes e implementaciones “para que el inglés vea”El estado del arte de las investigaciones sobre antirracismo en la Educación Infantil (2013-2021) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

KLEM, Suelen Cristina dos Santos  y  FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Análise da categoria conteúdo e forma da obra Azur & Asmar: reflexões sobre as relações étnico-raciais dentro e fora da escola. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19381.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19381.058.

Este estudo teve por objeto a obra literária Azur & Asmar, escrita e ilustrada por Michel Ocelot, edição de 2007, e o filme As aventuras de Azur e Asmar, dirigido e animado pelo mesmo autor, em 2006. O objetivo da pesquisa foi o de perceber a relação da categoria de conteúdo e forma presente nessas obras como possibilidade de ampliação da competência leitora e visão de mundo acerca da diversidade humana. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética. A análise permitiu afirmar que a leitura e a compreensão dos elementos do conteúdo e a forma das obras são indispensáveis para a compreensão global dos sentidos textuais e um importante processo educativo capaz de promover reflexão e equidade racial.

Palabras clave : Leitura literária; Conteúdo e forma; Educação étnico-racial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )