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Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

BASTOS, Alessandra Alfaro  and  SCHWARZKOPF, Alejandro Javier Lezcano. Implementação da política afirmativa para a população negra em três universidades públicas do Sul do Brasil: uma longa caminhada. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19406.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19406.046.

Neste trabalho, apresenta-se uma argumentação que expõe e discute a criação de universidades públicas no Brasil e sua relação com a formação de estudantes pertencentes às famílias das elites brancas brasileiras. Destaca-se, ainda, o processo de institucionalização da política de cotas raciais, em busca de estabelecer uma relação com uma agenda global, cujas discussões sobre a discriminação racial vêm exercendo influência no âmbito de movimentos de desracialização institucional no Brasil. Inicialmente, aborda-se a universidade como instituição histórica no Brasil; em seguida, são estabelecidos diálogos entre gestão democrática da Educação Superior e justiça social. Observa-se, então, o caminho até a política pública para a promoção da igualdade racial nas instituições federais de Educação Superior. Por fim, são apresentados os cenários de três universidades públicas do Sul do país.

Keywords : Universidade pública brasileira; Cotas raciais; Negros.

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