SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17El estado del arte de las investigaciones sobre antirracismo en la Educación Infantil (2013-2021)La autoridad del/de la maestro/a negro/a: un estudio sobre la percepción de estudiantes y maestros/as de los años iniciales de la Escuela Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BASTOS, Alessandra Alfaro  y  SCHWARZKOPF, Alejandro Javier Lezcano. Implementação da política afirmativa para a população negra em três universidades públicas do Sul do Brasil: uma longa caminhada. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19406.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19406.046.

Neste trabalho, apresenta-se uma argumentação que expõe e discute a criação de universidades públicas no Brasil e sua relação com a formação de estudantes pertencentes às famílias das elites brancas brasileiras. Destaca-se, ainda, o processo de institucionalização da política de cotas raciais, em busca de estabelecer uma relação com uma agenda global, cujas discussões sobre a discriminação racial vêm exercendo influência no âmbito de movimentos de desracialização institucional no Brasil. Inicialmente, aborda-se a universidade como instituição histórica no Brasil; em seguida, são estabelecidos diálogos entre gestão democrática da Educação Superior e justiça social. Observa-se, então, o caminho até a política pública para a promoção da igualdade racial nas instituições federais de Educação Superior. Por fim, são apresentados os cenários de três universidades públicas do Sul do país.

Palabras clave : Universidade pública brasileira; Cotas raciais; Negros.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )