Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
BASTOS, Alessandra Alfaro e SCHWARZKOPF, Alejandro Javier Lezcano. Implementação da política afirmativa para a população negra em três universidades públicas do Sul do Brasil: uma longa caminhada. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19406. Epub 24-Maio-2022. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19406.046.
Neste trabalho, apresenta-se uma argumentação que expõe e discute a criação de universidades públicas no Brasil e sua relação com a formação de estudantes pertencentes às famílias das elites brancas brasileiras. Destaca-se, ainda, o processo de institucionalização da política de cotas raciais, em busca de estabelecer uma relação com uma agenda global, cujas discussões sobre a discriminação racial vêm exercendo influência no âmbito de movimentos de desracialização institucional no Brasil. Inicialmente, aborda-se a universidade como instituição histórica no Brasil; em seguida, são estabelecidos diálogos entre gestão democrática da Educação Superior e justiça social. Observa-se, então, o caminho até a política pública para a promoção da igualdade racial nas instituições federais de Educação Superior. Por fim, são apresentados os cenários de três universidades públicas do Sul do país.
Palavras-chave : Universidade pública brasileira; Cotas raciais; Negros.