SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021)A autoridade do/a professor/a negro/a: um estudo sobre a percepção de estudantes e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BASTOS, Alessandra Alfaro  e  SCHWARZKOPF, Alejandro Javier Lezcano. Implementação da política afirmativa para a população negra em três universidades públicas do Sul do Brasil: uma longa caminhada. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19406.  Epub 24-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19406.046.

Neste trabalho, apresenta-se uma argumentação que expõe e discute a criação de universidades públicas no Brasil e sua relação com a formação de estudantes pertencentes às famílias das elites brancas brasileiras. Destaca-se, ainda, o processo de institucionalização da política de cotas raciais, em busca de estabelecer uma relação com uma agenda global, cujas discussões sobre a discriminação racial vêm exercendo influência no âmbito de movimentos de desracialização institucional no Brasil. Inicialmente, aborda-se a universidade como instituição histórica no Brasil; em seguida, são estabelecidos diálogos entre gestão democrática da Educação Superior e justiça social. Observa-se, então, o caminho até a política pública para a promoção da igualdade racial nas instituições federais de Educação Superior. Por fim, são apresentados os cenários de três universidades públicas do Sul do país.

Palavras-chave : Universidade pública brasileira; Cotas raciais; Negros.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )