SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Implementation of the affirmative policy for the black population in three public universities in the South of Brazil: a long walk“The dream is over”: education and ethnic-racial relations, and political-institutional setbacks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FLORENCO, Heloisa Martins  and  VOLPATO, Gildo. A autoridade do/a professor/a negro/a: um estudo sobre a percepção de estudantes e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19421.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19421.049.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou discutir questões referentes à autoridade do/a professor/a negro/a. O estudo buscou compreender a autoridade docente e relacioná-la à figura do/a professor/a negro/a, no intuito de identificar se sofrem algum tipo de depreciação ou preconceito em razão da sua cor.Dialoga-se, a partir de Aquino (2014) e Freire (1988), entre outros, sobre o conceito de autoridade; e, com Domingues (2005) e Farias (2019), entre outros, sobre negritude e racismo estrutural. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores/as negros/as e dez estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Criciúma, Santa Catarina. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados. A partir da pesquisa, concluiu-se que os estudantes pesquisados demonstraram que eles têm, na figura do/a professor/a, a referência de autoridade, sem distinção de cor. Já oito professores/as alegam que sentem sua autoridade diminuída e ameaçada.

Keywords : Professor/a negro/a; Estudantes; Autoridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )