SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Implementación de la política afirmativa para la población negra en tres universidades públicas del Sur de Brasil: una larga caminata“El sueño se acabó”: educación y relaciones étnico-raciales, y los retrocesos político-institucionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FLORENCO, Heloisa Martins  y  VOLPATO, Gildo. A autoridade do/a professor/a negro/a: um estudo sobre a percepção de estudantes e professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19421.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19421.049.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou discutir questões referentes à autoridade do/a professor/a negro/a. O estudo buscou compreender a autoridade docente e relacioná-la à figura do/a professor/a negro/a, no intuito de identificar se sofrem algum tipo de depreciação ou preconceito em razão da sua cor.Dialoga-se, a partir de Aquino (2014) e Freire (1988), entre outros, sobre o conceito de autoridade; e, com Domingues (2005) e Farias (2019), entre outros, sobre negritude e racismo estrutural. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores/as negros/as e dez estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Criciúma, Santa Catarina. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados. A partir da pesquisa, concluiu-se que os estudantes pesquisados demonstraram que eles têm, na figura do/a professor/a, a referência de autoridade, sem distinção de cor. Já oito professores/as alegam que sentem sua autoridade diminuída e ameaçada.

Palabras clave : Professor/a negro/a; Estudantes; Autoridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )