SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17The authority of the black teacher: a study on the perception of students and teachers of the early grades of Elementary SchoolBlack schoolteachers: training of black teachers in a silent environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PEREIRA, Amauri Mendes. “O sonho acabou”: educação e relações étnico-raciais, e os retrocessos político-institucionais. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20003.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20003.054.

Este trabalho aborda a questão racial e as demandas antirracistas na educação e contextualiza a criação das Leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008 e da disciplina Educação e Relações Étnico-Raciais, em licenciaturas no Ensino Superior. A intenção é discutir as dificuldades na implementação dessa disciplina e das leis em tela, como indicativas de problemas educacionais-culturais-raciais-sociais que podem ter favorecido retrocessos político-institucionais na atual conjuntura nacional e prejudicado a recomposição e a retomada de iniciativas dos setores progressistas. Tais percepções se baseiam em longa práxis como educador em redes públicas de ensino básico e em cursos de formação de professores no Ensino Superior e em uma pesquisa sobre a implementação das leis em escolas de ensino básico.

Keywords : Lei Nº 10.639/2003; Lei Nº 11.645/2008; História e Cultura Afro-brasileira e Indígena; Educação e Relações Étnico-Raciais; Retrocessos político-institucionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )