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Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PAMPLONA, Laura Rodrigues Paim  and  SILVA, Natalino Neves da. Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18344.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18344.060.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se propôs compreender quais são as possibilidades da construção da identidade étnico-racial no curso de Magistério. Para tal, dialoga-se com três mulheres, negras e normalistas egressas de uma instituição secular localizada na cidade de Muzambinho, Sul de Minas Gerais. Por meio de suas narrativas, buscou-se entender rupturas, possibilidades e conquistas de direitos a partir da formação adquirida. História oral foi a principal abordagem de pesquisa. Os seguintes procedimentos também foram utilizados: análise de fotografias, consulta de documentação escolar no acervo da instituição, revisão de literatura. Os resultados alcançados apontam que as normalistas negras constroem a sua identidade étnico-racial em um ambiente formativo silenciador que é orientado ideologicamente por valores pautados na branquitude.

Keywords : Professoras negras; Identidade negra; Racismo institucional.

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