SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17“El sueño se acabó”: educación y relaciones étnico-raciales, y los retrocesos político-institucionalesYoutubers indígenas brasileños: interfaces entre cultura y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PAMPLONA, Laura Rodrigues Paim  y  SILVA, Natalino Neves da. Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18344.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18344.060.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se propôs compreender quais são as possibilidades da construção da identidade étnico-racial no curso de Magistério. Para tal, dialoga-se com três mulheres, negras e normalistas egressas de uma instituição secular localizada na cidade de Muzambinho, Sul de Minas Gerais. Por meio de suas narrativas, buscou-se entender rupturas, possibilidades e conquistas de direitos a partir da formação adquirida. História oral foi a principal abordagem de pesquisa. Os seguintes procedimentos também foram utilizados: análise de fotografias, consulta de documentação escolar no acervo da instituição, revisão de literatura. Os resultados alcançados apontam que as normalistas negras constroem a sua identidade étnico-racial em um ambiente formativo silenciador que é orientado ideologicamente por valores pautados na branquitude.

Palabras clave : Professoras negras; Identidade negra; Racismo institucional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )