SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17“O sonho acabou”: educação e relações étnico-raciais, e os retrocessos político-institucionaisYoutubers indígenas brasileiros: interfaces entre cultura e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PAMPLONA, Laura Rodrigues Paim  e  SILVA, Natalino Neves da. Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18344.  Epub 24-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18344.060.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se propôs compreender quais são as possibilidades da construção da identidade étnico-racial no curso de Magistério. Para tal, dialoga-se com três mulheres, negras e normalistas egressas de uma instituição secular localizada na cidade de Muzambinho, Sul de Minas Gerais. Por meio de suas narrativas, buscou-se entender rupturas, possibilidades e conquistas de direitos a partir da formação adquirida. História oral foi a principal abordagem de pesquisa. Os seguintes procedimentos também foram utilizados: análise de fotografias, consulta de documentação escolar no acervo da instituição, revisão de literatura. Os resultados alcançados apontam que as normalistas negras constroem a sua identidade étnico-racial em um ambiente formativo silenciador que é orientado ideologicamente por valores pautados na branquitude.

Palavras-chave : Professoras negras; Identidade negra; Racismo institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )