SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Normalistas negras: formación de profesoras negras en un ambiente silenciadorConfluencias afro-pindoramicas: por una formación humana contra-colonialista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza  y  MENDES, Márcia Cristiane Ferreira. Youtubers indígenas brasileiros: interfaces entre cultura e educação. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18337.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18337.067.

Objetiva-se identificar os conteúdos educacionais/culturais veiculados em canais de youtubers indígenas brasileiros. Realizou-se uma pesquisa virtual sobre canais de youtubers indígenas brasileiros na rede mundial de computadores com os descritores “youtubers” e “educação indígena”. Foram localizados 15 canais no YouTube produzidos por youtubers indígenas. A análise considerou os conteúdos acerca da educação e da cultura indígenas, bem como a maneira como esses conhecimentos eram disseminados no ambiente virtual. Identificaram-se três categorias temáticas: músicas e literatura; cotidiano; e política. Estas explicitavam as diversas formas de vida indígena, valorizando suas artes e culturas, desmistificando estereótipos preconceituosos e fortalecendo a luta pelo reconhecimento da história e dos direitos indígenas. Constatou-se que os canais no YouTube são importantes veículos para propagação, valorização e preservação da cultura indígena, inclusive possibilitando, no âmbito educativo, o melhor conhecimento da diversidade cultural, fortalecendo uma prática multicultural com aprendizagens mais significativas.

Palabras clave : Youtubers; Educação indígena; Culturas indígenas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )