SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Youtubers indígenas brasileños: interfaces entre cultura y educaciónAlgunas reflexiones sobre sistema de cuotas, currículum y formación de profesores de Biología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DANTAS, Luís Thiago Freire. Confluências afro-pindorâmicas: por uma formação humana contra-colonialista. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18499.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18499.069.

Neste artigo, pretende-se pensar como o colonialismo atua na formação humana, seja organizando o pensamento para um “mundo ordenado”, seja condicionando o ser humano para um distanciamento da natureza. Essas duas situações serão problematizadas a partir de uma confluência entre as teses de Antônio Bispo dos Santos, Denise Ferreira da Silva e Davi Kopenawa com a intenção de pensar-se um mundo outrem em que o ser humano esteja em harmonia com o cosmo. Com isso, o interesse é enunciar uma formação humana contra-colonialista.

Palabras clave : Confluência; Mundo outrem; Cosmofilia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )