SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Afro-pindoramic confluences: for a counter-colonialist human formationAfrican counternarratives: action research in response to the construction of hegemonic stigmas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PINHO, Maria José Souza  and  FERNANDES, Kelly Meneses. Algumas reflexões sobre sistema de cotas, currículo e formação de professores de Biologia. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18539.  Epub May 30, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18539.066.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é uma importante instituição no que tange às ações afirmativas, pois, desde 2002, tem implantado o sistema de cotas. A apresentação das dificuldades dos cotistas é um caminho para pensar as relações entre universidade, direitos humanos e direito à educação de qualidade, contribuindo para discutir questões envolvendo o currículo de Licenciatura em Biologia e a formação de professores. Nesse sentido, este texto apresenta as dificuldades que os alunos cotistas do curso de Ciências Biológicas da Uneb encontram em diferentes aspectos, como nos campos cognitivo, afetivo e social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, usando como ferramenta um questionário a partir da escala Likert. Conclui-se que é necessário que o curso empreenda esforços no sentido de pensar em metodologias e avaliações inclusivas, possibilitando que cotistas encontrem apoio nesse espaço público e se formem professores de Biologia, sujeitos de direitos.

Keywords : Sistema de cotas; Ações afirmativas; Professores de Biologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )