SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Confluencias afro-pindoramicas: por una formación humana contra-colonialistaContra-narrativas africanas: una investigación-acción en respuesta a la construcción de estigmas hegemónicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PINHO, Maria José Souza  y  FERNANDES, Kelly Meneses. Algumas reflexões sobre sistema de cotas, currículo e formação de professores de Biologia. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18539.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18539.066.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é uma importante instituição no que tange às ações afirmativas, pois, desde 2002, tem implantado o sistema de cotas. A apresentação das dificuldades dos cotistas é um caminho para pensar as relações entre universidade, direitos humanos e direito à educação de qualidade, contribuindo para discutir questões envolvendo o currículo de Licenciatura em Biologia e a formação de professores. Nesse sentido, este texto apresenta as dificuldades que os alunos cotistas do curso de Ciências Biológicas da Uneb encontram em diferentes aspectos, como nos campos cognitivo, afetivo e social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, usando como ferramenta um questionário a partir da escala Likert. Conclui-se que é necessário que o curso empreenda esforços no sentido de pensar em metodologias e avaliações inclusivas, possibilitando que cotistas encontrem apoio nesse espaço público e se formem professores de Biologia, sujeitos de direitos.

Palabras clave : Sistema de cotas; Ações afirmativas; Professores de Biologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )