SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Confluências afro-pindorâmicas: por uma formação humana contra-colonialistaContranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PINHO, Maria José Souza  e  FERNANDES, Kelly Meneses. Algumas reflexões sobre sistema de cotas, currículo e formação de professores de Biologia. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18539.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18539.066.

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é uma importante instituição no que tange às ações afirmativas, pois, desde 2002, tem implantado o sistema de cotas. A apresentação das dificuldades dos cotistas é um caminho para pensar as relações entre universidade, direitos humanos e direito à educação de qualidade, contribuindo para discutir questões envolvendo o currículo de Licenciatura em Biologia e a formação de professores. Nesse sentido, este texto apresenta as dificuldades que os alunos cotistas do curso de Ciências Biológicas da Uneb encontram em diferentes aspectos, como nos campos cognitivo, afetivo e social. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, usando como ferramenta um questionário a partir da escala Likert. Conclui-se que é necessário que o curso empreenda esforços no sentido de pensar em metodologias e avaliações inclusivas, possibilitando que cotistas encontrem apoio nesse espaço público e se formem professores de Biologia, sujeitos de direitos.

Palavras-chave : Sistema de cotas; Ações afirmativas; Professores de Biologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )