SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17African counternarratives: action research in response to the construction of hegemonic stigmasThe insurgency of black intellectuality in Pedagogy courses in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FLORES, Cristine Gabriela de Campos; GOMES, Luana Barth  and  CASAGRANDE, Cledes Antonio. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19332.  Epub May 30, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19332.065.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais.

Keywords : Educação intercultural; Interculturalidade; Temática indígena.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )