SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Contra-narrativas africanas: una investigación-acción en respuesta a la construcción de estigmas hegemónicosLa insurgencia de la intelectualidad negra en cursos de Pedagogía en el Sur de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FLORES, Cristine Gabriela de Campos; GOMES, Luana Barth  y  CASAGRANDE, Cledes Antonio. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19332.  Epub 30-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19332.065.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais.

Palabras clave : Educação intercultural; Interculturalidade; Temática indígena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )