SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Contranarrativas Africanas: uma pesquisa-ação em resposta à construção de estigmas hegemônicosA insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FLORES, Cristine Gabriela de Campos; GOMES, Luana Barth  e  CASAGRANDE, Cledes Antonio. Abordagens das culturas indígenas na Educação Básica brasileira: reflexões para um ensino intercultural. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19332.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19332.065.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as práticas educativas e os materiais didáticos presentes na Educação Básica brasileira tematizam, tradicionalmente, as culturas indígenas e apontar alternativas para a construção de uma educação intercultural que promova o reconhecimento e o diálogo com esses povos. Para tanto, utiliza-se a hermenêutica como abordagem metodológica. A discussão está fundamentada em teóricos do pensamento decolonial bem como em publicações de escritores indígenas. O artigo ressalta a importância da reflexão crítica sobre as narrativas históricas e sobre as concepções do conhecimento e dos modos de ser e viver. Por fim, apontam-se alguns dos erros comuns na abordagem das culturas indígenas nas escolas e apresentam-se alternativas para o desenvolvimento de propostas pedagógicas interculturais.

Palavras-chave : Educação intercultural; Interculturalidade; Temática indígena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )