SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A insurgência da intelectualidade negra em cursos de Pedagogia do Sul do BrasilO que nos ensinam as professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CASTILHO, Suely Dulce de  e  OLIVEIRA, Bruna Maria de. A dimensão política e pedagógica da festa na comunidade Quilombola de Campina de Pedra, Poconé, MT. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19391.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19391.061.

Neste texto, busca-se descrever e analisar a dimensão política da festa de 20 de novembro realizada na comunidade Quilombola Campina de Pedra, Poconé, Mato Grosso (MT), e compreender como a escola dialoga com toda a simbologia negra que a perpassa. Metodologicamente, assenta-se na etnografia. Realizaram-se observações e entrevistas com festejadores e professores da escola. Os escritos etnográficos são resultados das experiências vividas durante o XI Encontro Quilombola realizado em novembro de 2015, registrados em caderno de campo. Teoricamente, apoia-se em Castro Júnior (2014), Pessoa (2005), Ribeiro Júnior (1982), entre outros. Os resultados apontam a festa Quilombola como um espaço privilegiado de reivindicações, memória, história e saberes ecoados no/e pelo corpo. A escola demonstra timidez em fazer intercomunicação pedagógica com a festa. Entende-se que os momentos festivos colaboram com o fortalecimento e as afirmações identitárias, na medida em que se relacionam os elementos do passado e presente manifestados no corpo festivo. Assim sendo, não condizem com a lógica epistêmica da modernidade e da colonialidade e, portanto, são elementos propícios para uma educação contextualizada ao universo histórico, social e cultural dos quilombos.

Palavras-chave : Educação; Quilombo; Festa Quilombola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )