SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A dimensão política e pedagógica da festa na comunidade Quilombola de Campina de Pedra, Poconé, MTLimitações da política educacional antirracista implementada pela Divisão Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de Macapá-AP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CALADO, Maria da Gloria  e  FELIX, Anna Beatriz Mendes. O que nos ensinam as professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial?. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19420.  Epub 30-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19420.064.

Este artigo foi baseado em uma pesquisa de Doutorado, centrada na avaliação das práticas pedagógicas laureadas pelo 4º Prêmio Educar para a Igualdade Racial, idealizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades. O objetivo é analisar as práticas pedagógicas realizadas pelas professoras ganhadoras da 4ª edição desse Prêmio, a fim de demonstrar elementos presentes para a elaboração das ações pedagógicas face à complexidade do racismo vigente na sociedade brasileira. Para tanto, demonstra-se a trajetória do Movimento Negro Educador na criação da Lei No 10.639/2003, bem como tematizam-se seus desdobramentos e seus desafios na perspectiva da educação emancipatória. Por fim, apontam-se elementos relevantes para a luta antirracista no contexto escolar.

Palavras-chave : Racismo; Prêmio Educar para a Igualdade Racial; Enfrentamento; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )