SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Ethnic-racial relations on the Pedagogical Master Plans of undergraduate teaching training degree courses in Biology in São PauloBlack pedagogies: formative experiences for the education of ethnic-racial relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

COELHO, Marciele Nazaré; GUEDES, Helenice Aparecida Magalhães de Sousa  and  DYONISIO, Regina de Oliveira. Diálogos com Paulo Freire: unidade na diversidade, interseccionalidade e igualdade de diferenças. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19322.  Epub Aug 27, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19322.077.

O presente artigo busca, a partir de pesquisa bibliográfica, aproximar os conceitos de unidade na diversidade, igualdade de diferenças e interseccionalidade por meio da análise crítica comunicativa que aponta caminhos para a transformação, com o objetivo de maior qualidade educativa para todas as pessoas. Pretendeu-se, no âmbito das relações étnico-raciais no Brasil, apresentar as diferenças educacionais que vão se transformando em desigualdades ao longo dos anos e, a partir de tais dados, apontar possibilidades de mudança por meio de uma educação antirracista. Concluiu-se que as categorias de classe, raça e gênero, ao serem analisadas interseccionalmente, por um lado, abrem caminhos para uma ação educativa partindo das diferenças e da sua interrelação, e, por outro, trazem a possibilidade de mudança do contexto educativo na medida em que as identidades, as culturas e os modos de ser e de estar são compreendidos na sua unidade, com a intenção de vivê-los na igualdade.

Keywords : Unidade na diversidade; Interseccionalidade; Igualdade de diferenças..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )