SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São PauloPedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COELHO, Marciele Nazaré; GUEDES, Helenice Aparecida Magalhães de Sousa  e  DYONISIO, Regina de Oliveira. Diálogos com Paulo Freire: unidade na diversidade, interseccionalidade e igualdade de diferenças. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19322.  Epub 27-Ago-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19322.077.

O presente artigo busca, a partir de pesquisa bibliográfica, aproximar os conceitos de unidade na diversidade, igualdade de diferenças e interseccionalidade por meio da análise crítica comunicativa que aponta caminhos para a transformação, com o objetivo de maior qualidade educativa para todas as pessoas. Pretendeu-se, no âmbito das relações étnico-raciais no Brasil, apresentar as diferenças educacionais que vão se transformando em desigualdades ao longo dos anos e, a partir de tais dados, apontar possibilidades de mudança por meio de uma educação antirracista. Concluiu-se que as categorias de classe, raça e gênero, ao serem analisadas interseccionalmente, por um lado, abrem caminhos para uma ação educativa partindo das diferenças e da sua interrelação, e, por outro, trazem a possibilidade de mudança do contexto educativo na medida em que as identidades, as culturas e os modos de ser e de estar são compreendidos na sua unidade, com a intenção de vivê-los na igualdade.

Palavras-chave : Unidade na diversidade; Interseccionalidade; Igualdade de diferenças..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )