SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Dialogues with Paulo Freire: unity in diversity, intersectionality and equality of differencesAfrican descendencies in Iberian troubadourism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

DAMASCENO, Ilaina; RIBEIRO, Liana dos Santos; VIANA, Natalia Conceição  and  SANTOS, Sônia Beatriz dos. Pedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19424.  Epub Aug 27, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19424.078.

No contexto da emergente necessidade de produção de conhecimentos e de organização de referências de pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais, ressalta-se, neste artigo, a relevância da experiência formativa de graduandas negras, em ensino, pesquisa e extensão, como caminho que pode contribuir para a experimentação de pedagogias negras dentro e fora da universidade. Essas experiências de formação universitária engajada, com foco na educação das relações étnico-raciais, realizam uma transformação no modo de produzir conhecimento e criar metodologias de mediação de aprendizagem fundamentais para qualquer transformação curricular e didática. São mudanças que começam nos temas de pesquisa e se expandem para a construção do conhecimento e práticas de educação e ensino, impactando as estudantes de Graduação em seu processo de formação na Licenciatura e nas atividades escolares.

Keywords : Pedagogias negras; Experiências formativas; Educação das relações étnico-raciais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )