SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Diálogos con Paulo Freire: unidad en la diversidad, interseccionalidad e igualdad de diferenciasDescendencias afro en la lírica galaicoportuguesa ibérica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DAMASCENO, Ilaina; RIBEIRO, Liana dos Santos; VIANA, Natalia Conceição  y  SANTOS, Sônia Beatriz dos. Pedagogias negras: experiências formativas para a educação das relações étnico-raciais. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19424.  Epub 27-Ago-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19424.078.

No contexto da emergente necessidade de produção de conhecimentos e de organização de referências de pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais, ressalta-se, neste artigo, a relevância da experiência formativa de graduandas negras, em ensino, pesquisa e extensão, como caminho que pode contribuir para a experimentação de pedagogias negras dentro e fora da universidade. Essas experiências de formação universitária engajada, com foco na educação das relações étnico-raciais, realizam uma transformação no modo de produzir conhecimento e criar metodologias de mediação de aprendizagem fundamentais para qualquer transformação curricular e didática. São mudanças que começam nos temas de pesquisa e se expandem para a construção do conhecimento e práticas de educação e ensino, impactando as estudantes de Graduação em seu processo de formação na Licenciatura e nas atividades escolares.

Palabras clave : Pedagogias negras; Experiências formativas; Educação das relações étnico-raciais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )