SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Racial heteroidentification: the context of affirmative actions in Higher EducationInclusion of black people and Afro-diasporic knowledge in Brazilian Universities: epistemic diversity as a strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVA, Fernanda Priscila Alves da. Saberes de vidas: rodas interativas, diálogos e o Movimento de Mulheres Negras. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18339.  Epub Aug 27, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18339.082.

Este texto tem como objetivo refletir sobre o processo educativo e formativo sobre relações étnico-raciais, gênero e educação em espaços não-escolares de mulheres negras que participam de cursos oferecidos em uma instituição não governamental em Feira de Santana, na Bahia, bem como a experiência e a atuação da autora deste texto como educadora popular, as vivências e as tessituras construídas junto às mulheres que participam de espaços formativos e educativos promovidos pela instituição. Considera-se como aporte teórico dessa reflexão os estudos sobre o Movimento Negro, o Movimento de Mulheres Negras, o pensamento de Paulo Freire e bell hooks, os quais apontam que a educação pode ser um lócus e um caminho para a prática da liberdade. A discussão aqui apresentada dialoga com os processos de lutas dos Movimentos Sociais, com o combate aos projetos de colonialidade e com a efetivação de uma educação promotora de justiça social e equidade.

Keywords : Movimento de Mulheres Negras; Educação libertadora; Educação antirracista..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )