SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17De estar a la deriva al aquilombamento: territorialidad y producción de saberes de los colectivos negros en la UFRJCuando la representatividad importa: reflexiones sobre racismo, valoración de identidad negra y Educación Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVA, Vivian Parreira da  y  RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Educação jongueira: repertório afrodiaspórico de afirmação da vida na infância. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19396.  Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19396.090.

Diante do processo de desmonte, descaracterização e desinvestimento de uma política nacional de valorização da diversidade étnico-racial, este artigo tem o jongo como elemento central, a partir da experiência de uma educação jongueira, desenvolvida com uma professora e crianças de 6 e 7 anos de idade de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental na cidade de São Carlos, São Paulo, no segundo semestre de 2018. O jongo é mobilizado como repertório afrodiásporico que desloca centralidades epistêmicas fincadas nas bases coloniais do racismo. Afirma-se a educação jongueira como educação promotora de vida, de presença e de encantamento, que, versada no cruzo de saberes e em diálogo com a escola, dá fundamento para exercer diferentes princípios explicativos de mundo fundamentadas na pluriversalidade.

Palabras clave : Educação jongueira; Pedagogias decoloniais; Relações étnico-raciais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )