SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Educação jongueira: repertório afrodiaspórico de afirmação da vida na infânciaDo estar à deriva ao aquilombamento: territorialidade e produção de saberes de coletivos negros da UFRJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CORREA, Adriana Gonçalves; SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço da  e  CARVALHO, Érika Loureiro de. Quando a representatividade importa: reflexões sobre racismo, valorização identitária negra e Educação Básica. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19407.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19407.092.

Este artigo apresenta reflexões a partir de vivências no cotidiano escolar envolvendo a temática da identidade negra. A discussão teórica contempla a representatividade e os impactos do racismo estrutural; em como o pacto da branquitude, o epistemicídio negro e o racismo afetam e causam fissuras na construção identitária da população negra. Incorporamos como percurso metodológico as contribuições das Escrevivências, de Evaristo (1995), termo que também figura como caminho metodológico. Considerando a escrevivência como uma escrita de nós, trazemos a escrita de nós constituída em interação com crianças e adolescentes da Educação Básica, incorporada à docência e à pesquisa na creche e na escola. Entre outras questões, apuramos que o docente negro comprometido com a educação étnico-racial pode auxiliar potencialmente na construção positiva da identidade de crianças negras e de adolescentes negros na luta contra o racismo, em um país com um passado-presente histórico de escravização tão marcante como o Brasil.

Palavras-chave : Representatividade; Educação antirracista; Raça..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )