SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Conglomerate of Private Hegemony Apparatus Lemann and partners in the “public selection” of people for the educational management of the State of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MELO, Alessandro de. A dialética materialista: princípios, diálogos e pesquisa em Educação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20334.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20334.001.

Pretende-se, neste artigo, produzir uma análise teórica, por meio de uma pesquisa bibliográfica, sobre os fundamentos da dialética materialista, pressupondo que esse debate impacta diretamente na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Educação, em geral, e no campo das Políticas Educacionais, em particular. A abordagem inicia com a retomada da dialética como conceito e nas concepções antigas e modernas, passando pelo estudo da dialética idealista de Hegel, para servir como contraponto para construir o conceito de dialética na tradição marxista, contemplando uma diversidade de perspectivas desse campo. Conclui-se com uma síntese de como as pesquisas em Políticas Educacionais podem se beneficiar do estudo da dialética materialista.

Keywords : Dialética materialista; Contradição e sobredeterminação; Pesquisa em Educação; Pesquisa em Políticas Educacionais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )