SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Conglomerado de Aparatos Privados de Hegemonía Empresariales Lemann y socios en la “selección pública” de personas para la gestión educativa del estado de Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MELO, Alessandro de. A dialética materialista: princípios, diálogos e pesquisa em Educação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20334.  Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20334.001.

Pretende-se, neste artigo, produzir uma análise teórica, por meio de uma pesquisa bibliográfica, sobre os fundamentos da dialética materialista, pressupondo que esse debate impacta diretamente na produção de conhecimento no campo das pesquisas em Educação, em geral, e no campo das Políticas Educacionais, em particular. A abordagem inicia com a retomada da dialética como conceito e nas concepções antigas e modernas, passando pelo estudo da dialética idealista de Hegel, para servir como contraponto para construir o conceito de dialética na tradição marxista, contemplando uma diversidade de perspectivas desse campo. Conclui-se com uma síntese de como as pesquisas em Políticas Educacionais podem se beneficiar do estudo da dialética materialista.

Palabras clave : Dialética materialista; Contradição e sobredeterminação; Pesquisa em Educação; Pesquisa em Políticas Educacionais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )