SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Conglomerate of Private Hegemony Apparatus Lemann and partners in the “public selection” of people for the educational management of the State of ParanáField Education and Educational Practices of the José Fidelis de Moura School, of the Bonfim da Conceição Settlement - Ceará State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MENTINI, Laura. Promulgação de reformas de responsabilização no Brasil: o papel mediador da liderança escolar. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20774.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20774.006.

Este artigo tem como objetivo analisar o papel dos líderes escolares na mediação das políticas de responsabilidade educacional no Brasil. O estudo é enquadrado por um quadro de liderança contingente e de criação de sentidos e orientado por uma abordagem metodológica de avaliação realista. A pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas em Belo Horizonte mostra que os líderes escolares têm um papel substancial na mediação de como as reformas de prestação de contas são recebidas nas escolas. Eles decretam diferentes papéis, comportamentos e práticas moldados por seu senso e percepção da reforma de responsabilização, e dependentes de três fatores contingentes principais: poder posicional e gênero dos líderes, composição sócio-econômica das escolas e dependência administrativa das escolas.

Keywords : Liderança escolar; Brasil; Política de responsabilidade baseada em teste..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )