SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Conglomerado de Aparatos Privados de Hegemonía Empresariales Lemann y socios en la “selección pública” de personas para la gestión educativa del estado de ParanáEducación Rural y Prácticas Educativas en la Escuela José Fidelis de Moura, en el Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MENTINI, Laura. Promulgação de reformas de responsabilização no Brasil: o papel mediador da liderança escolar. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20774.  Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20774.006.

Este artigo tem como objetivo analisar o papel dos líderes escolares na mediação das políticas de responsabilidade educacional no Brasil. O estudo é enquadrado por um quadro de liderança contingente e de criação de sentidos e orientado por uma abordagem metodológica de avaliação realista. A pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas em Belo Horizonte mostra que os líderes escolares têm um papel substancial na mediação de como as reformas de prestação de contas são recebidas nas escolas. Eles decretam diferentes papéis, comportamentos e práticas moldados por seu senso e percepção da reforma de responsabilização, e dependentes de três fatores contingentes principais: poder posicional e gênero dos líderes, composição sócio-econômica das escolas e dependência administrativa das escolas.

Palabras clave : Liderança escolar; Brasil; Política de responsabilidade baseada em teste..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )