SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18O Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais Lemann e sócios na “seleção pública” de pessoas para a gestão educacional do Estado do ParanáEducação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MENTINI, Laura. Promulgação de reformas de responsabilização no Brasil: o papel mediador da liderança escolar. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20774.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20774.006.

Este artigo tem como objetivo analisar o papel dos líderes escolares na mediação das políticas de responsabilidade educacional no Brasil. O estudo é enquadrado por um quadro de liderança contingente e de criação de sentidos e orientado por uma abordagem metodológica de avaliação realista. A pesquisa qualitativa realizada em quatro escolas em Belo Horizonte mostra que os líderes escolares têm um papel substancial na mediação de como as reformas de prestação de contas são recebidas nas escolas. Eles decretam diferentes papéis, comportamentos e práticas moldados por seu senso e percepção da reforma de responsabilização, e dependentes de três fatores contingentes principais: poder posicional e gênero dos líderes, composição sócio-econômica das escolas e dependência administrativa das escolas.

Palavras-chave : Liderança escolar; Brasil; Política de responsabilidade baseada em teste..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )