SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Field Education and Educational Practices of the José Fidelis de Moura School, of the Bonfim da Conceição Settlement - Ceará StateLesson study as a pedagogical practice in higher education from an inclusive perspective: strategies and resources indicated by professors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RODRIGUEZ, Milagros Elena. O zero (0) não tão neutro na Educação Decolonial Planetária Complexa. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21287.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21287.017.

Nas linhas de pesquisa: decolonialidade-complexidade planetária em religação; transepistemologias do saber-saber e transmetodologias transcomplexas e transepistemologias transcomplexas da educação, o objetivo complexo é atendido: analisar o zero (0) não tão neutro na Educação da Decolonialidade Planetária Complexa; com o transmétodo hermenêutico compreensivo, ecosófico e diatópico, em seus momentos: analítico, empírico e proposital. No momento propositivo, questionamos as conclusões: O que fazemos com as cruéis competições que nos assolam na educação e constituem o centro desse processo? O ser humano precisa ser treinado e as habilidades devem ser mais complexas e humanizadas.

Keywords : Decolonialidade; Complexidade; Ensino; Ecosofía; Ser humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )