SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - CearáLesson study como prática pedagógica no ensino superior a partir de uma perspectiva inclusiva: estratégias e recursos indicados por docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RODRIGUEZ, Milagros Elena. O zero (0) não tão neutro na Educação Decolonial Planetária Complexa. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21287.  Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21287.017.

Nas linhas de pesquisa: decolonialidade-complexidade planetária em religação; transepistemologias do saber-saber e transmetodologias transcomplexas e transepistemologias transcomplexas da educação, o objetivo complexo é atendido: analisar o zero (0) não tão neutro na Educação da Decolonialidade Planetária Complexa; com o transmétodo hermenêutico compreensivo, ecosófico e diatópico, em seus momentos: analítico, empírico e proposital. No momento propositivo, questionamos as conclusões: O que fazemos com as cruéis competições que nos assolam na educação e constituem o centro desse processo? O ser humano precisa ser treinado e as habilidades devem ser mais complexas e humanizadas.

Palavras-chave : Decolonialidade; Complexidade; Ensino; Ecosofía; Ser humano.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )