SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18The zero (0) not so neutral in Complex Planetary Decolonial EducationPhilosophical foundations in Paul Natorp’s Social Pedagogy and approaches to community education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; BRACKEN, Seán; NAKANO, Natália  and  DART, Gareth. Lesson study como prática pedagógica no ensino superior a partir de uma perspectiva inclusiva: estratégias e recursos indicados por docentes. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21306.  Epub May 10, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21306.029.

O Lesson Study como estratégia para práticas pedagógicas inclusivas tem sido utilizado em alguns países como forma de trabalho colaborativo, envolvendo professores e alunos; e fomenta discussões durante a implementação das práticas de ensino. Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma investigação utilizando o Lesson Study realizado no Brasil, simultaneamente com a Universidade de Worcester. A análise indicou os recursos e estratégias sugeridos pelos docentes durante a realização de um ciclo da abordagem do Lesson Study. O estudo concluiu que a oportunidade de pesquisar em contexto universitário aumentou a compreensão da educação inclusiva entre os agentes envolvidos.

Keywords : Ensino superior; Treinamento de professor; Inclusão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )