SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18El cero (0) no tan neutro en la Educación Decolonial Planetaria ComplejaFundamentos filosóficos en la Pedagogía Social de Paul Natorp y enfoques de la educación comunitaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; BRACKEN, Seán; NAKANO, Natália  y  DART, Gareth. Lesson study como prática pedagógica no ensino superior a partir de uma perspectiva inclusiva: estratégias e recursos indicados por docentes. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21306.  Epub 10-Mayo-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21306.029.

O Lesson Study como estratégia para práticas pedagógicas inclusivas tem sido utilizado em alguns países como forma de trabalho colaborativo, envolvendo professores e alunos; e fomenta discussões durante a implementação das práticas de ensino. Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte dos resultados de uma investigação utilizando o Lesson Study realizado no Brasil, simultaneamente com a Universidade de Worcester. A análise indicou os recursos e estratégias sugeridos pelos docentes durante a realização de um ciclo da abordagem do Lesson Study. O estudo concluiu que a oportunidade de pesquisar em contexto universitário aumentou a compreensão da educação inclusiva entre os agentes envolvidos.

Palabras clave : Ensino superior; Treinamento de professor; Inclusão escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )